Nock Tira Dúvidas

Comunicação e Marketing em 360°

Busca

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Árvores Arco-Íris, já ouviu falar?! A arte imita a vida.
























Pode parecer clichê, mas o dito popular "A arte imita a vida" se aplica muito bem neste caso: A árvore Eucalipto Arco-Íris.

Suas cores deslumbrantes assemelham-se muito com cores vibrantes sobre tela, que poderia ser facilmente confundida com algum tipo de pintura psicodélica de Pollock. Um belo trabalho da mãe natureza, não acha?!

Estes Eucaliptos Arco-Íris (Eucalyptus deglupta) vêm de florestas tropicais de Mindanao,  ilha mais próxima do sul e leste do arquipélago filipino e possuem este nome devido o fato de possuírem cores marcantes que são observadas em seus troncos e galhos. Estas árvores Eucaliptos Arco-Íris podem crescer até 70 metros de altura.




Embora possa parecer que um artista às pintou com pinceis e tinta, na verdade as cores que aparecem em sua superfície são totalmente naturais. Diferente da maioria das árvores, o Eucalipto Arco-Íris não possui uma camada grossa e com cascas espessas e ásperas, como um tronco comum. A casca de um Eucalipto Arco-Íris é lisa e cresce muito mais rápido e com mais frequência, e suas camadas de cascas gastas se descamam com uma "esfoliação" que ocorre em fases e zonas diferentes da árvore.

Uma vez que as camadas caem dos troncos e galhos, uma nova camada de casca de um verde fresco e mais luminoso é exposto. Como esta nova camada, é possível ver a mudança de cor de sua superfície passando de verde escuro seguido por uma cor azulada, então roxo e cor-de-laranja e, finalmente, a um certo pigmento marrom antes da "esfoliação" total.




Como esse processo ocorre em ritmos diferentes e em áreas pontuais do Eucalipto Arco-Íris, as cores mudam constantemente, resultando em padrões únicos, uma obra de arte viva.