Criada em 24 de Janeiro de 2004 pela Google, este ano o Orkut completou 10 anos de existência.
O Orkut foi a primeira rede social que "desvirginou" o mundo das redes sociais e agora tem data marcada para ser desativada. Se hoje sabemos o que é ter um perfil ou uma comunidade na internet, é graças ao Orkut.
A rede social, em 2011, chegou a alcançar o pico de 100 milhões de contas, incluindo Brasil e Índia que somado os dois países dá 88% dos usuários.
Segundo o Diretor de Engenharia da Google, Paulo Golgher, o Orkut deixou de ter relevância necessária e como hoje a empresa possui outras plataformas melhores como o YouTube, Blogger e Google+, o Orkut terá mesmo que ser desativado.
“Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo”, comenta o diretor de engenharia do Google, Paulo Golgher. “O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.”
Mesmo assim ainda houve um pedido de 58 mil pessoas que assinaram a petição virtual que pede ao Google que não desative o Orkut.
Ista petição foi aberta e postada em menos de 24 horas da confirmação da desativação do Orkut.
Conheça também algumas curiosidades interessantes desta rede social.
O Orkut contava com mais de 600 aplicativos. Os mais populares são o BuddyPoke, aquele que você fazia um avatar de si mesmo, e o Colheita Feliz.
Além de algumas comunidades como a mais antiga: Universidade de Stanford que foi criada pelo próprio Orkut (o cara) e tem quase 900 mil membros;
E as 3 comunidades que mais membros:
1° Lugar - "Eu odeio acordar cedo", com 3 milhões de integrantes;
2° Lugar - "Eu amo Fim de Semana" com 2,4 milhões;
3° Lugar - "Sua Inveja faz a minha fama" com 2,1 milhões;
Fonte: Olhar Digital, Google Brasil Blog
Tweet