Todo o conteúdo que vem aparecendo na internet hoje em dia, é uma avalanche de informações e notícias nem sempre são de procedência verdadeira, sobretudo dentro do Facebook, rede social mais acessada no mundo.
Esta quantidade maciça de notícias e informações não são novidade, pois, muita gente tenta dar “uma autoridade” às suas mentiras e devaneios, pois, ao atribuir a outros, busca uma credibilidade que jamais teriam. O que, não faria grande diferença, pois tem gente que adora fazer um papel bem diferente de sua realidade atual e muitas vezes o que se vê em fotos, comentários e postagens, nem sempre é o que é. Mesmo assim é passada pra frente qualquer bobagem sem verificar a sua origem e/ou autenticidade.
Por isto, ao curtir ou compartilhar algo no Facebook, o usuário mostra que concorda com aquilo que está postando, comentando e com isso ajudando a divulgar. Levando esse fato em consideração, o Tribunal de Justiça de São Paulo incluiu os replicadores de conteúdo em uma sentença, fazendo com que cada um seja condenado junto com quem criou a postagem.
O caso foi relatado nesta manhã pela colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, segundo a qual a decisão, inédita, será recomendada como jurisprudência para ser aplicada sempre que uma situação semelhante surgir.
O processo em questão envolve um veterinário acusado injustamente de negligência ao tratar de uma cadela que seria castrada. Foi feita uma postagem sobre isso no Facebook e, mesmo sem comprovação de maus tratos, duas mulheres curtiram e compartilharam. Por isso, cada uma terá de pagar R$ 20 mil.
Relator do processo, o desembargador José Roberto Neves Amorim disse que "há responsabilidade dos que compartilham mensagens e dos que nelas opinam de forma ofensiva". Amorim comentou ainda que a rede social precisa "ser encarado com mais seriedade e não com o caráter informal que entendem as rés".
Mais informações sobre o processo aqui.
O Marco Civil da Internet está em vigor e todos internautas devem prestar bastante atenção ao curtir ou compartilhar alguma postagem para evitar possíveis problemas
Fonte: Folha Uol, Olhar Digital
Tweet
Mais informações sobre o processo aqui.
O Marco Civil da Internet está em vigor e todos internautas devem prestar bastante atenção ao curtir ou compartilhar alguma postagem para evitar possíveis problemas
Fonte: Folha Uol, Olhar Digital