Se você deseja ou algum dia desejou ter um e-commerce, também mais conhecido como loja virtual, preste atenção nestas informações super importantes.
Algumas pessoas ainda acham que, para ser dono de uma loja virtual, basta ter uma conexão com a internet, anunciar alguns produtos e ficar esperando pelas vendas, sentado no sofá da sala. Taí um grande problema! Nada cai do céu, mesmo vindo da internet.
De acordo com o IBGE, 25% das empresas fecham as portas no primeiro ano de vida e você não deseja fazer parte dessa estatística.
Os Pilares do e-commerce servem justamente para organizar as idéias e planejar a montagem de uma loja virtual.
1 - Estratégia Comercial
- Posicionamento do seu produto no mercado;
- Quais os principais concorrentes e onde estão situados;
- Montar tabela de custos do produto;
- Valor do frete para outros estados e qual o impacto no preço final;
- Quantidade de lojas atuantes no mercado;
Este é muito importante para iniciar qualquer negócio e não é diferente para uma loja virtual.
Segundo Henry Mintzberg Estratégia é a “Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.
Nesse estágio o lojista deve verificar alguns pontos:
Um plano de estratégia comercial bem elaborado que busca orientações no mercado para gerar resultados positivos no futuro.
A ideia é começar pequeno, mas sempre pensando em crescer e monitorar sempre este crescimento.
Segundo Henry Mintzberg Estratégia é a “Forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados”.
Nesse estágio o lojista deve verificar alguns pontos:
Um plano de estratégia comercial bem elaborado que busca orientações no mercado para gerar resultados positivos no futuro.
A ideia é começar pequeno, mas sempre pensando em crescer e monitorar sempre este crescimento.
2 - Atendimento e venda
O primeiro passo de uma venda é o atendimento. Se a intenção é vender pela Internet, seu principal vendedor e canal de vendas é a loja virtual. É ela quem mostra os produtos, por meio das várias fotos, com possibilidade ampliação para ver os detalhes. É a loja que responde perguntas sobre o produto por meio de uma descrição clara, objetiva, mas também detalhada para atender a todo tipo cliente. A loja também responde ao cliente se tem ou não o produto desejado, por meio do sistema de busca de produtos.
Além disso, ela disponibiliza um carrinho de compras e incentiva o consumidor a comprar outros produtos relacionados. É a loja que oferece as diversas opções de pagamento e de entrega, bem como permite o acompanhamento da entrega e histórico das compras.
Outro elemento de atendimento fundamental é o telefone. Muitos consumidores ainda preferem ligar, seja para comprar, tirar dúvidas ou para confirmar se a loja realmente existe. Um ambiente de conversa pela Internet, chamado “chat” também pode ser muito bem-vindo para complementar o atendimento e contribuir com as vendas.
Segundo dados da empresa ebit, cerca de 70% das compras pela Internet são pagas por meio de cartão de crédito. Isso mostra mais uma vez que o e-consumidor quer comodidade.
O pagamento antecipado e on-line acelera o processo da compra. Além de comprar com cartão, cerca de 60% das compras são parceladas.
Assim, para atender o máximo de clientes, sua loja virtual precisa oferecer o maior número possível de meios de pagamento. No mínimo, é necessário boleto bancário e os cartões de crédito Visa, Mastercard e American Express.
Para facilitar a disponibilização dessas formas de pagamento, existem empresas que oferecem a solução de tecnologia de todos os meios de pagamento, chamados de gateway de pagamento. Há também soluções de pagamento on-line que oferecem todos os meios de pagamento, atuando como um terceiro confiável no pagamento. É o caso do PagSeguro, Pagamento Fácil e outros.
4 - Entrega
A logística no comércio eletrônico, que passa pelo serviço de entrega, é um dos principais pilares da operação de vendas na Internet. Como a entrega é um serviço associado ao produto vendido, o lojista pode oferecer as modalidades de entrega expressa e econômica. Assim, o cliente poderá escolher o serviço que melhor lhe convier, decidindo entre os preços e prazos das formas de entrega apresentadas.
Pois bem, para se ter sucesso em um e-commerce o ideal é trabalhar muito, ficando atento a tendências, concorrentes diretos e indiretos, cuidar do bom atendimento de venda e pós venda e claro, trabalhar sempre promovendo a sua loja virtual com boas campanhas de estratégia de marketing e comunicação.
Fonte: Nock Comunicação e Mkt , Correios
Tweet